Skip to content
fechar
Boletins

ECOCARDIOGRAMA COM DOBUTAMINA – BOLETIM Nº 008/ 2013

Ref.: Ecocardiograma com Dobutamina

O exame de Ecocardiograma com Dobutamina possui diversas indicações para diagnóstico e acompanhamento de doenças do coração, sendo mais comumente utilizado para diferenciar ANGINA por Doença Arterial Coronariana (DAC) de outras dores no peito. Pode igualmente ser utilizado na avaliação de Insuficiência Cardíaca, Doença Valvar Mitral e Aórtica e Hipertensão Arterial Pulmonar.

Este exame é, portanto, um método de avaliação de pessoas que apresentem algum sintoma, sugestivo de doença cardíaca, como “dor no peito”, para acompanhamento de doenças cardíacas já conhecidas e detectadas em exames ecocardiográficos prévios e para pacientes que apresentem alguma limitação física que impeça a avaliação por exame com teste de esforço.

A indicação deste exame deve ser criteriosa, uma vez que durante a sua realização são utilizados medicamentos para acelerar os batimentos cardíacos e aumentar a contração do coração, podendo ocorrer alguns efeitos colaterais de risco, como por exemplo:

  1. Infarto Agudo do Miocárdio;
  2. Arritmias Ventriculares, inclusive, Taquicardia/Fibrilação Ventricular (forma de Parada Cardíaca);
  3. Rotura de Aneurisma da Aorta;
  4. Outras arritmias cardíacas.

Além disso, existem ainda os riscos associados à administração de drogas venosas, como Flebites, Tromboses Venosas e Hematomas.

Rio de Janeiro, 07 de outubro de 2013

Dr. Marco Aurélio de Oliveira Fernandes
Cardiologista – CRM 52 43563-8
Responsável pelo Setor de Pertinências Médicas Mútua dos Magistrados – Rio de Janeiro