Ref.: Composição Corporal e Controle do Apetite: Interferência dos Alimentos – II
COMPOSIÇÃO CORPORAL E CONTROLE DO APETITE: INTERFERÊNCIA DOS ALIMENTOS – II
Drª Tânia Kadima Magalhães Ferreira – CRM 5244956-3 – Nutróloga
Oleaginosas, alimento vegetal complexo, ricas em ácido graxo insaturado e pobre em ácido graxo saturado. Ótima fonte de fibra vegetal, fibra alimentar, vitaminas antioxidantes, minerais e fotoquímicos, estes últimos, protegem contra câncer e doença cardiovascular, por isso sua inclusão na dieta tem função preventiva na redução do risco cardiovascular.
Entre as oleaginosas estudadas, o óleo de linhaça é o que contém maior percentual de ácido graxo Omega 3. A linhaça contém 35% de sua composição em forma de óleo, desse total, 55% compreende ao Omega 3 e, 15% e 18% , ao Omega 6. As sementes de linhaça, além do óleo, possuem uma fibra funcional importante, isto é, a lignina.
A American Heart Association desde 2000 tem recomendado o consumo de castanhas, por causa de suas propriedades antioxidantes e por ser fonte de proteína vegetal, fibra e minerais.
Estudo de intervenção nutricional constatou que o consumo diário de 30g de castanhas (nozes, amêndoas e avelãs) proporciona melhora dos critérios de síndrome metabólica, tais como redução dos níveis sanguíneos de glicose, dos lipídeos e da pressão arterial.