Ref.: Indicadores de Ciência e Tecnologia e Qualidade dos Programas de Saúde
A Mútua acaba de ter aprovado um trabalho, fruto do Programa de Prevenção da Obesidade da Criança e Adolescente, para apresentação no 17º Congresso Português de Obesidade em novembro próximo. O trabalho foi aprovado por Professores da Faculdade de Medicina do Porto, de Coimbra e de Lisboa, membros da Comissão Científica do Congresso.
A Mútua vem se destacando na comunidade científica por meio da submissão de seus trabalhos em diversos Congressos desde 2010. Totalizamos 16 trabalhos científicos aprovados e apresentados em 03 anos. O número de trabalhos apresentados em eventos científicos é um dos indicadores de resultado mais monitorado e reconhecido como agregador de valor.
A produção científica reforça a credibilidade e qualidade assistencial, porque a avaliação externa sinaliza que estamos no caminho certo e porque os resultados dos estudos são incorporados aos processos assistenciais, além de guardar relação com a Projeção Institucional. Estudos mostram que a visibilidade da ciência brasileira nas bases de dados internacionais ainda é pequena, em torno de 20 a 25%, e agora a Mútua faz parte dessa realidade.
O conhecimento é fundamental para o desempenho estratégico das instituições, e principalmente na área de saúde onde a produção científica subsidia a formulação da política de gestão no estabelecimento das diretrizes, visando a boa prática médica e alocação de recursos.
Participe dos Programas de Saúde!
Desembargador Antonio Saldanha Palheiro
Presidente da Mútua