Ref.: Esclarecimentos da Diretoria sobre o aumento da mensalidade.
Prezados Associados,
Esclarecemos que o aumento das mensalidades foi aprovado pela Diretoria, com base no disposto no artigo 51, inciso I do Estatuto, após análise do relatório atuarial apresentado pela Consultoria Willis Towers Watson no mês de agosto de 2016.
Ressaltamos que a auditoria recomendou a aplicação de índice superior àquele aplicado, levando em consideração o aumento de 25% dos custos médicos entre 2014 e 2015 e o crescimento médio anual dos custos entre 2013 e 2015 de 22%.
A fim de manter o equilíbrio técnico atuarial, a auditoria apresentou diversos cenários à Diretoria, que considerou ainda como parâmetro o percentual aplicado pela ANS, bem como os índices aplicados por operadoras de saúde que possuem perfil semelhante ao da Mutua (Bradesco, 19,77% e Amil, 18,49%).
A opção de índice inferior àquele sugerido pela auditoria foi feita de forma consciente pela Diretoria, ciente da situação econômica grave pela qual passamos, e sem permitir qualquer risco para saúde financeira da instituição.
Salientamos que, nos termos do disposto no artigo 65, alíneas a) e b) do Estatuto, o relatório da auditoria foi igualmente apresentado ao Conselho Deliberativo e Fiscal, ao qual foi submetido o percentual de aumento sugerido pela Diretoria, que foi regularmente aprovado por unanimidade.
Por fim, destacamos que a gestão administrativa da Mutua é realizada com seriedade para garantir aos associados amplo atendimento de saúde de qualidade, ao mesmo tempo em que são tomadas diversas medidas para controle dos gastos, mantendo-se, assim, o equilíbrio financeiro da instituição.
A participação consciente e responsável do associado é fundamental neste processo e a Diretoria está sempre à disposição para prestar os esclarecimentos necessários.
Atenciosamente,
Diretoria da Mútua